Quem somos

As sementes do Anglo foram lançadas ainda no século 19, quando, em 1894, o educador português Antônio Guerreiro chegou ao Brasil e fundou, na cidade de São Paulo, o Ginásio Professor Guerreiro – por ele renomeado, depois da Primeira Guerra Mundial, Ginásio Anglo-Latino, em homenagem aos aliados.

Logo após a Revolução de 1932, Celestino Rodrigues, jovem estudante de Engenharia que havia ingressado em 1º lugar na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e Leo Bonfim, professor da Poli que preparava candidatos para o vestibular da escola, associaram-se e instalaram, no prédio do ginásio, um curso preparatório que se denominou Curso Anglo-Latino.

A partir da segunda metade do século XX, a estrutura sediada em São Paulo iniciou sua expansão pelo Brasil afora. O primeiro passo dessa trajetória se deu em São José dos Campos, onde os professores Simão e Gabriades iniciaram o Anglo São José. Em 1978, o professor Fidefico Higuchi e seus sócios, os professores Anísio Spani, Saulo Daolio e Oscar Gonçalves Júnior, assumiram a administração pedagógica e financeira da unidade de São José dos Campos.

Em 1982, iniciou-se o Colégio Cassiano Ricardo de Ensino Médio e, cinco anos mais tarde, a unidade de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para atender melhor a demanda da região, o Colégio Cassiano Ricardo ainda montou as unidades de Taubaté (Pré-vestibular em 1988 e Ensino Médio em 1994) e de Jacareí (Pré-Vestibular e Ensino Médio em 1995, e Fundamental, em 2004).

O foco permanente da instituição e no processo de aprendizagem que se processa em dois tempos: em classe e em casa. Em classe, nosso aluno participa de uma aula bem preparada, bem dada e entende. Em casa, faz as tarefas recomendadas em cada aula e aprende. O ensino forte do Anglo é reconhecido pela valorização do conteúdo das disciplinas, precisão dos conceitos, organização e pela exigência do estudo diário do aluno. Constituindo como essencial no processo de transformação social, econômica, cultural e política. Afinal, quem faz Anglo, faz diferença!