Proposta Pedagógica

Conheça um pouco da proposta pedagógica do Colégio Anglo Jacareí e venha fazer parte desse time de feras!

Ensino Fundamental 1

Aprender a pensar de modo espontâneo, reflexivo, provocador.

No Ensino Fundamental Séries Iniciais (1º ao 5º ano) o foco está no exercício do aprender a pensar. Desta forma, o aluno elabora perguntas, faz reflexão sobre o mundo concreto e abstrato aprendendo a aprender sobre o domínio da leitura, da escrita e das operações lógico-matemáticas, por meio de materiais diversificados, tecnologia eficiente e a metodologia do ‘Aula dada, Aula estudada’ – importante estratégia educacional que conduz à criação do Hábito de Estudo.

O Colégio Anglo Jacareí preocupa-se com o indivíduo de forma integral – na formação humana e na construção de seu conhecimento, priorizando em sua proposta:

Desenvolver o conhecimento cognitivo, afetivo e social do individuo;

Auxiliar no amadurecimento, responsabilidade, respeito e autonomia;

Formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres;

Propiciar meios para que os alunos organizem ideias e ações, dando-lhes oportunidades de aprender a aprender;

Desenvolver habilidades básicas de aprendizagem;

Estimular e despertar a curiosidade e o desejo da busca do conhecimento;

Oferecer um ambiente agradável para uma relação prazerosa e produtiva com o estudo;
Orientar quanto aos limites;

Dar prosseguimento aos estudos.

Ensino Fundamental 2

Reflexão crítica, construção de práticas sistematizadas, organização, análise e apresentação de descobertas e conclusões.

No Ensino Fundamental Séries Finais (6º ao 9º ano), o enfoque está no aprofundamento das disciplinas, mas não como um fim em si mesmo e sim para que os alunos sejam capazes de colaborar, dialogar, argumentar e levantar hipóteses acerca do que estão aprendendo.

O Colégio Anglo Jacareí utiliza uma abordagem gradativa entre os componentes curriculares utilizando ferramentas tecnológicas propiciando especialmente a autonomia com vista ao protagonismo do aluno. A metodologia ‘Aula dada, Aula estudada’ já incorporada à rotina do aluno ganha destaque na seleção e aprofundamento dos conteúdos.

O Colégio  prossegue à proposta sugerida no ciclo I, ( 1º ao 5º Ano) e preocupa-se ainda em:

Oferecer meios básicos para o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo desenvolvendo a capacidade de aprender;

Desenvolver o espírito crítico através de reflexão para exercer a cidadania de forma consciente e participativa;

Continuar a oferecer um ambiente em que o aluno possa construir um conhecimento, tendo como mediador o professor;

Dar continuidade na formação do cidadão consciente de seus direitos e deveres;

Compreensão do educando no que diz respeito aos limites, atitudes e valores;

Dar continuidade aos estudos posteriores.